Ter um software de manutenção representa uma excelente vantagem competitiva. Por isso, neste artigo, explicaremos o que é um software de manutenção, o que é manutenção preventiva, além de suas funcionalidades e vantagens. Confira!

Software de manutenção. | Foto: Unsplash/Lagos Techie.

O que é© um software de manutenção?

Um software de manutenção é um software que torna mais simples e automatizadas as operações de manutenção. Isso é de suma importância para a sua empresa reduzir custos e atingir novos níveis de eficácia. 

O software para gestão de manutenção diminui o tempo de inatividade de equipamentos e ativos. Por meio dele, as empresas conseguem gerenciar com facilidade as tarefas de manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

O sistema é capaz de buscar o histórico e as tendências dos equipamentos por meio de recursos de prevenção e análise de falhas. Dessa forma, ele reduz o tempo despendido na realização de tarefas, administra a agenda de técnicos, ferramentas, peças, suprimentos e fornecedores, potencializando todos os programas de manutenção. 

A proposta dos softwares de manutenção amplia o í­ndice de maturidade na gestão de manutenção e, simultaneamente, cumpre as exigências determinadas pelas regulamentações e normas internacionais, como a ISO 9000, ISO 55000 e IATF 16949. 

A manutenção preventiva

Existe um ditado popular que sintetiza bem o conceito de manutenção preventiva que é: “prevenir é melhor que remediar”.

Nesse sentido, a manutenção preventiva é toda e qualquer ação de monitoramento e controle empregada para preservar determinado bem no melhor estado possí­vel. 

Software de manutenção preventiva

É possí­vel afirmar que um software de manutenção preventiva “junta o útil ao agradável”. Assim, um software de manutenção preventiva é criado para companhias que trabalham com maquinários, com o intuito de, por exemplo, otimizar esse tipo de manutenção. Desse modo, há um melhor gerenciamento e controle desses processos no sentido de conter a ocorrência de erros e falhas, obtendo melhores resultados e garantindo a produtividade habitual da empresa. 

Software de manutenção industrial

O software de manutenção industrial é um sistema de gerenciamento que auxilia a planejar, controlar e organizar as manutenções preventivas nos ativos e equipamentos de um empreendimento. Há um especial destaque para os equipamentos técnicos que exigem manutenção e cuidados contí­nuos, que além de ampliarem a vida útil, reduzem custos e também aprimoram a eficiência do equipamento. 

Funcionalidades do software de manutenção

Ter um software de manutenção significa muitos ganhos para a empresa. | Foto: Unsplas.

Agora que você já entende um pouco mais sobre software de manutenção, veja a seguir algumas funcionalidades:

  • Acompanhamento das atividades de manutenção a partir das condições estabelecidas pelos pontos de revisão de equipamentos;
  • Planejamento de um calendário das manutenções preventivas por escala de perí­odo e/ou análise de produção/utilização;
  • Agendamento das atividades de manutenção pautadas na disponibilidade de equipes, materiais e recursos financeiros;
  • Registro e acompanhamento da utilização de recursos materiais, humanos e de materiais, e ferramentas baseados em ordenamento de serviços;
  • União de documentações importantes como manuais, catálogos e procedimentos;
  • Gestão da execução de atividades por meio de Kanban;
  • Cálculo imediato de custos por técnico, equipamento, atividade, ordenamento de serviço, perí­odo e grupo de manutenção;
  • Diagnóstico detalhado de lapsos na forma hierarquizada, com apresentação das falhas, suas causas e as ações preventivas/corretivas;
  • Cálculo de reveladores informativos como Taxa de Falha e Disponibilidade do Equipamento;
  • Descrição detalhada das atividades a serem realizadas, bem como ações a serem realizadas;
  • Agendamento de atividades em planilhas e gráficos;
  • Realização de atividades de manutenção por meio de smartphones e dispositivos móveis.

Vantagens do software de manutenção

Instalar um software de manutenção preventiva traz uma série de vantagens para o seu empreendimento, como: 

1. Economia de dinheiro

O software de manutenção preventiva reduz os custos quando comparado ao momento no qual é imprescindí­vel reparar falhas que já tenham surgido. Isso porque é muito mais benéfico para a sua empresa lidar com alguns elementos que não estão 100% eficientes do que com panes totais no sistema. Ademais, aparelhos e maquinários que estão danificados acabam paralisando toda a linha de produção, podendo gerar grandes perdas dependendo do perí­odo de paralisação.

2. Otimização de materiais (H3)

A partir de um software de manutenção preventiva há uma maior noção dos materiais usados nas rotinas produtivas, possíveis desperdí­cios e fica mais simples buscar maneiras de aprimorar esses aspectos.

3. Controle de tempo

O software de manutenção preventiva ajuda a evitar perdas e danos, havendo uma diminuição das quebras ocasionais, ampliando a vida útil dos equipamentos. Além disso, o software trabalha para manter o fluxo de produção alto e estável, sem ter uma redução produtiva significativa. 

4. Informações centralizadas

Por meio de um software de manutenção preventiva, é possí­vel centralizar todas as informações relativas às manutenções: quando devem ser feitas, os materiais a serem empregados, o melhor horário para não trazer transtornos à  produção interna, os profissionais encarregados, se a manutenção foi executada ou não e se houver qualquer tipo de complicação no caminho. 

Dessa forma, caso surja a necessidade, você será capaz de consultar as informações em um único sistema, o que permite a rápida solução de problemas, assim como a confirmação e checagem de dados relevantes. 

Isso sem levar em consideração que a centralização torna mais fácil a comunicação entre os responsáveis. Não é necessário que um gestor informe a necessidade da manutenção em um dia e horário específicos: o funcionário receberá um aviso prévio pelo software e cumprirá suas funções, sem o risco de que uma falha na comunicação prejudique a realização do trabalho. 

5. Obtenção de relatórios

O relatório proporcionado pelos softwares de manutenção preventiva é essencial para um melhor agendamento e planejamento das atividades. Por meio de relatórios é mais fácil identificar as possí­veis falhas e otimizar o tempo produtivo da sua empresa. 

6. Maior produtividade

Com a geração automática de relatórios, é possível dedicar mais tempo para outros trabalhos relacionados ao controle e gestão da manutenção, assim como executar planejamentos mais específicos, detalhados e direcionados, que contribuem para a realização das atividades de cada setor. 

Byte In Motion: um dos melhores softwares de manutenção

A Byte in Motion é uma empresa que atua na área de gestão de sistemas para manutenção preventiva e é a melhor do ramo. A organização possui quatro serviços: In Motion Hospitality: para hotéis; In Motion Condos: para condomí­nios; In Motion Facilities: mais geral, abordando diversas áreas; e o In Motion City Hall: para cidades e serviços públicos. 

Hoje, iremos nos aprofundar no In Motion Facilities!

O Facilities é um software moderno que torna possível a resolução e gerenciamento de ocorrências em qualquer espécie, de infraestruturas, como aeroportos, campos de golfe, centros comerciais, Shoppings, lojas de varejo, etc.

As principais características deste software são: gerenciamento de eventos em tempo real; manutenção preventiva; controle e monitoramento dos equipamentos; planejamento de atividades; gestão de fornecedores, materiais e ferramentas; gestão de equipes técnicas; relatórios de reparações e manutenções; localização GPS dos técnicos e interação com os variados serviços técnicos de maneira rápida e eficaz. 

Além disso, a manutenção preventiva necessária pode ser facilmente planejada, ajudando a sua empresa a manter a organização, o que contribui para uma redução significativa do tempo gasto e dos custos de manutenção. 

Um bom software de manutenção pode levar sua empresa para outro patamar e a Byte In Motion trabalha exatamente para isso!