Se vocé síndico ou administrador de condomínio, já deve estar cansado do trabalho e do gasto que é a manutenção de condomínios. Além desses problemas, ainda tem a reclamação constante dos condôminos que ficam incomodados com os gastos e o imprevisto de não ter alguma área ou equipamento funcionando como deveria, certo? A boa notícia é que esse transtorno pode ser evitado com manutenção preventiva em condomínios. Ela sai por um valor mais barato do que a manutenção corretiva e ainda é programada, então ninguém é pego de surpresa. Quer entender mais sobre ela? Acompanhe este artigo até o fim.

Descubra a importância das manutenção de condomínios. | Foto: Freepik.

O que é manutenção de condomínios?

Manutenção de condomínios é o procedimento de realizar alguns reparos ou ações preventivas nos equipamentos e áreas comuns do condomínio. O objetivo é manter o bom funcionamento de equipamentos e espaços, além de garantir a segurança e bem-estar dos condôminos e funcionários.

Os principais tipos de manutenção que existem são a corretiva e a preventiva. A primeira acontece quando um problema já atingiu seu ápice e está causando transtornos aos moradores e funcionários. Um exemplo disso é um cano estourado. Já a manutenção preventiva de condomínios é feita com antecedência, antes do problema acontecer. Basicamente, o síndico ou administrador contrata empresas de manutenção de condomínio que farão a análise e manutenção de cada equipamento e área do condomínio regularmente.

Benefícios da manutenção preventiva em condomínios

A manutenção de condomínios é um dever dos síndico ou do responsável legal por ele. Mas não é apenas pelo fato de ser uma obrigação que a manutenção preventiva deveria ser adotada no seu condomínio. Ela também gera vários benefícios quando implementada. Vamos conhecer alguns deles:

1. É mais seguro

Fazer a manutenção preventiva do condomínio se torna mais seguro do que fazer uma manutenção corretiva, já que no segundo caso, o problema pode atingir o ápice. Se um corrimão, por exemplo, não passar pela manutenção de condomínios pode acabar se soltando com o passar do tempo e, assim, algum funcionário ou morador pode se acidentar.

2. Economiza

O valor de uma manutenção preventiva em condomínio, em muitos casos, sai mais barato do que a preventiva. Fazendo um levantamento com empresas de manutenção de condomínio, você pode obter os valores de uma manutenção preventiva e de uma corretiva para o seu condomínio. Você vai perceber que economiza mais com uma manutenção de condomínios preventiva.

3. Aumenta a vida útil dos equipamentos

Quando a manutenção de condomínios está em dia, principalmente a manutenção elétrica em condomínios, as chances de um equipamento ser danificado são menores. Afinal, dificilmente alguma falha grave, que possa comprometer os equipamentos, acontecerá.

4. Diminui chance de imprevistos

Outra questão importante de benefício para cumprir a manutenção de condomínios é que as chances de imprevistos são reduzidas. Com isso, funcionários e moradores não precisam perder tempo com problemas que podem ser evitados e nem precisam se estressar.

5. Melhora a conservação do condomínio

A manutenção de condomínio é responsável por manter o condomínio em um bom estado de conservação. Além dessa questão de manter o bem-estar dos condôminos e funcionários, ela ainda ajuda a valorizar o condomínio.

6. Diminui problemas técnicos

Problemas técnicos, como problemas com portão eletrônico, interfone ou câmeras de segurança, por exemplo, podem ser evitados com manutenção agendada de condomínios. Isso porque certos problemas podem ser evitados.

7. Melhora a imagem do síndico

Se um condomínio está em um bom estado de conservação, os condôminos ficam mais propensos a gostarem da gestão do síndico e quererem que ele continue no cargo. Se você quer ter o seu trabalho reconhecido e se manter na função, a manutenção de condomínios deve ser o primeiro passo.

Principais manutenções

Mas, afinal, quais são as principais áreas e equipamentos que devem fazer parte da manutenção? Se você está se perguntando isso, veja os principais pontos de atenção para incluir na manutenção de condomínios.

  1. Estrutura (telhado, pintura, saída de ar-condicionado, calha, fachada etc);
  2. Instalações elétricas;
  3. Elevadores;
  4. Sistema hidráulico;
  5. Sistema de gás;
  6. Sistema de combate a incêndio (mangueiras de combate a incêndio, extintores, sprinklers, alarmes, sinalização e saída de emergência etc.);
  7. Para-raios;
  8. Sistema de segurança (câmeras de segurança etc);
  9. �reas comuns (corredores, piscina, playground etc.).

Por que investir em gestão de manutenção?

Como você já notou, a prevenção de problemas no condomínio tem vários benefícios para os condôminos e para as finanças. Com uma manutenção de condomínios realizada na data e do modo correto, o condomínio pode economizar até cinco vezes mais do que com a manutenção corretiva.

Outro importante fator para fazer a manutenção preventiva em condomínio é a necessidade de manter as características originais do condomínio, criar e dar prosseguimento a programas de manutenção e prevenir a degradação do condomínio. 

Além dos benefícios, no entanto, há questões legais que obrigam o síndico a manter o condomínio em boas condições. Se houver um incêndio em alguma parte do condomínio, por exemplo, e os extintores de incêndio não estiverem carregados, dentro da validade e em local acessível, o síndico poderá responder criminalmente pelo ocorrido.

Como fazer a manutenção do condomínio?

Para fazer a manutenção de condomínios, você precisa se atentar a alguns detalhes antes de procurar empresas de manutenção de condomínios. O primeiro passo é analisar o que vai passar pela manutenção preventiva de condomínios e o que mais precisa de atenção. Depois, você deve levar essas informações para a assembleia de moradores junto com as soluções necessárias.

Quando os moradores aprovarem a manutenção, você estará apto a dar o próximo passo que é procurar uma empresa de manutenção de condomínios. Se você ainda não sabe qual contratar, te damos uma sugestão: a Byte Motion.

Conheça o In Motion Condos

A manutenção de condomínios contratada por você pode ser ainda melhor do que aquela praticada em outros condomínios. Com a In Motion Condos, software de gestão de ocorrências e ordens de serviço, você pode programar a sua manutenção preventiva de condomínios de forma mais prática. O software In Motion Condos é uma tecnologia da Byte in Motion desenvolvido especialmente para manutenção de condomínios.

Além de ajudar na manutenção preventiva em condomínios, a tecnologia da Byte in Motion também permite gerir equipamentos, infraestrutura e pedir a presença de um técnico, que pode atender ao chamado imediatamente ou agendá-lo. Tudo o que você precisa é de um computador ou celular para fazer o pedido de manutenção de condomínios. Simples, não? Entre em contato com a Byte in Motion e descubra mais!