Se vocé sÃndico ou administrador de condomÃnio, já deve estar cansado do trabalho e do gasto que é a manutenção de condomÃnios. Além desses problemas, ainda tem a reclamação constante dos condôminos que ficam incomodados com os gastos e o imprevisto de não ter alguma área ou equipamento funcionando como deveria, certo? A boa notÃcia é que esse transtorno pode ser evitado com manutenção preventiva em condomÃnios. Ela sai por um valor mais barato do que a manutenção corretiva e ainda é programada, então ninguém é pego de surpresa. Quer entender mais sobre ela? Acompanhe este artigo até o fim.

O que é manutenção de condomÃnios?
Manutenção de condomÃnios é o procedimento de realizar alguns reparos ou ações preventivas nos equipamentos e áreas comuns do condomÃnio. O objetivo é manter o bom funcionamento de equipamentos e espaços, além de garantir a segurança e bem-estar dos condôminos e funcionários.
Os principais tipos de manutenção que existem são a corretiva e a preventiva. A primeira acontece quando um problema já atingiu seu ápice e está causando transtornos aos moradores e funcionários. Um exemplo disso é um cano estourado. Já a manutenção preventiva de condomÃnios é feita com antecedência, antes do problema acontecer. Basicamente, o sÃndico ou administrador contrata empresas de manutenção de condomÃnio que farão a análise e manutenção de cada equipamento e área do condomÃnio regularmente.
BenefÃcios da manutenção preventiva em condomÃnios
A manutenção de condomÃnios é um dever dos sÃndico ou do responsável legal por ele. Mas não é apenas pelo fato de ser uma obrigação que a manutenção preventiva deveria ser adotada no seu condomÃnio. Ela também gera vários benefÃcios quando implementada. Vamos conhecer alguns deles:
1. É mais seguro
Fazer a manutenção preventiva do condomÃnio se torna mais seguro do que fazer uma manutenção corretiva, já que no segundo caso, o problema pode atingir o ápice. Se um corrimão, por exemplo, não passar pela manutenção de condomÃnios pode acabar se soltando com o passar do tempo e, assim, algum funcionário ou morador pode se acidentar.
2. Economiza
O valor de uma manutenção preventiva em condomÃnio, em muitos casos, sai mais barato do que a preventiva. Fazendo um levantamento com empresas de manutenção de condomÃnio, você pode obter os valores de uma manutenção preventiva e de uma corretiva para o seu condomÃnio. Você vai perceber que economiza mais com uma manutenção de condomÃnios preventiva.
3. Aumenta a vida útil dos equipamentos
Quando a manutenção de condomÃnios está em dia, principalmente a manutenção elétrica em condomÃnios, as chances de um equipamento ser danificado são menores. Afinal, dificilmente alguma falha grave, que possa comprometer os equipamentos, acontecerá.
4. Diminui chance de imprevistos
Outra questão importante de benefÃcio para cumprir a manutenção de condomÃnios é que as chances de imprevistos são reduzidas. Com isso, funcionários e moradores não precisam perder tempo com problemas que podem ser evitados e nem precisam se estressar.
5. Melhora a conservação do condomÃnio
A manutenção de condomÃnio é responsável por manter o condomÃnio em um bom estado de conservação. Além dessa questão de manter o bem-estar dos condôminos e funcionários, ela ainda ajuda a valorizar o condomÃnio.
6. Diminui problemas técnicos
Problemas técnicos, como problemas com portão eletrônico, interfone ou câmeras de segurança, por exemplo, podem ser evitados com manutenção agendada de condomÃnios. Isso porque certos problemas podem ser evitados.
7. Melhora a imagem do sÃndico
Se um condomÃnio está em um bom estado de conservação, os condôminos ficam mais propensos a gostarem da gestão do sÃndico e quererem que ele continue no cargo. Se você quer ter o seu trabalho reconhecido e se manter na função, a manutenção de condomÃnios deve ser o primeiro passo.
Principais manutenções
Mas, afinal, quais são as principais áreas e equipamentos que devem fazer parte da manutenção? Se você está se perguntando isso, veja os principais pontos de atenção para incluir na manutenção de condomÃnios.
- Estrutura (telhado, pintura, saÃda de ar-condicionado, calha, fachada etc);
- Instalações elétricas;
- Elevadores;
- Sistema hidráulico;
- Sistema de gás;
- Sistema de combate a incêndio (mangueiras de combate a incêndio, extintores, sprinklers, alarmes, sinalização e saÃda de emergência etc.);
- Para-raios;
- Sistema de segurança (câmeras de segurança etc);
- �reas comuns (corredores, piscina, playground etc.).
Por que investir em gestão de manutenção?
Como você já notou, a prevenção de problemas no condomÃnio tem vários benefÃcios para os condôminos e para as finanças. Com uma manutenção de condomÃnios realizada na data e do modo correto, o condomÃnio pode economizar até cinco vezes mais do que com a manutenção corretiva.
Outro importante fator para fazer a manutenção preventiva em condomÃnio é a necessidade de manter as caracterÃsticas originais do condomÃnio, criar e dar prosseguimento a programas de manutenção e prevenir a degradação do condomÃnio.
Além dos benefÃcios, no entanto, há questões legais que obrigam o sÃndico a manter o condomÃnio em boas condições. Se houver um incêndio em alguma parte do condomÃnio, por exemplo, e os extintores de incêndio não estiverem carregados, dentro da validade e em local acessÃvel, o sÃndico poderá responder criminalmente pelo ocorrido.
Como fazer a manutenção do condomÃnio?
Para fazer a manutenção de condomÃnios, você precisa se atentar a alguns detalhes antes de procurar empresas de manutenção de condomÃnios. O primeiro passo é analisar o que vai passar pela manutenção preventiva de condomÃnios e o que mais precisa de atenção. Depois, você deve levar essas informações para a assembleia de moradores junto com as soluções necessárias.
Quando os moradores aprovarem a manutenção, você estará apto a dar o próximo passo que é procurar uma empresa de manutenção de condomÃnios. Se você ainda não sabe qual contratar, te damos uma sugestão: a Byte Motion.
Conheça o In Motion Condos
A manutenção de condomÃnios contratada por você pode ser ainda melhor do que aquela praticada em outros condomÃnios. Com a In Motion Condos, software de gestão de ocorrências e ordens de serviço, você pode programar a sua manutenção preventiva de condomÃnios de forma mais prática. O software In Motion Condos é uma tecnologia da Byte in Motion desenvolvido especialmente para manutenção de condomÃnios.
Além de ajudar na manutenção preventiva em condomÃnios, a tecnologia da Byte in Motion também permite gerir equipamentos, infraestrutura e pedir a presença de um técnico, que pode atender ao chamado imediatamente ou agendá-lo. Tudo o que você precisa é de um computador ou celular para fazer o pedido de manutenção de condomÃnios. Simples, não? Entre em contato com a Byte in Motion e descubra mais!