09 maio

Experiência do cliente: entenda sua importância e como melhorá-la

Experiência do cliente: entenda sua importância e como melhorá-la

O surgimento da internet transformou os hábitos de compra dos consumidores. Há poucos anos, o grande diferencial de uma empresa para o seu concorrente era a competitividade dos preços. Hoje, porém, ter uma boa experiência e não enfrentar problemas durante o processo de compra se tornaram prioridades e formas de obter um verdadeiro diferencial entre nossos concorrentes. Assim, a experiência do cliente conta – e muito!

A experiência do cliente é muito importante para a credibilidade da sua empresa e para a fidelização dos seus clientes, e investir nessa área é uma tendência crescente entre as pequenas e grandes empresas. Para entender o que é a experiência do cliente e como você pode melhorá-la, confira este post que a Byte in Motion preparou pra você!

O que é experiência do cliente e como colocar em prática na sua empresa. | Foto: Unsplash.
O que é experiência do cliente e como colocar em prática na sua empresa. | Foto: Unsplash.

O que é experiência do cliente?

A experiência do cliente é o conjunto de todas as percepções e opiniões que o seu cliente teve ao entrar em contato e interagir com a sua marca e empresa. Para obter uma boa taxa de retorno e fidelização dos seus clientes, trazer soluções em Customer Experience para as estratégias da sua empresa pode fazer toda a diferença. 

É importante, porém, entender que a experiência do cliente vai muito além do que apenas um bom atendimento ao cliente. A experiência do cliente engloba todas as interações do cliente, seja através de forma online, fí­sica, direta, indireta, e assim por diante. 

A Customer Experience passa por toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa, passando pelo atendimento no processo de compra até os serviços e suporte pós-venda. Portanto, é muito importante ter estratégias centralizadas em cada etapa do funil de vendas e preocupar-se com as percepções do cliente ao longo de todo o processo. 

A importância da experiência do cliente

A percepção que um cliente tem sobre a sua experiência com a sua empresa é essencial para ele voltar a fazer negócio com a sua marca e ser fidelizado. Além disso, as interações e o atendimento da sua empresa são vistos como prioridade pelos clientes: hoje, as pessoas estão dispostas a investir mais dinheiro em um serviço, quando sabem que não serão decepcionadas pela sua empresa. 

Por isso, é importante se diferenciar da sua concorrência e oferecer uma experiência eficiente e personalizada para cada cliente. Isso pode ser feito com uma cultura de negócio, investimento em tecnologia de customer experience e uma boa gestão de solução de problemas. 

01 fev

Manutenção de condomí­nios: benefícios e facilidades da In Motion Condos

Manutenção de condomí­nios: benefícios e facilidades da In Motion Condos

Se vocé síndico ou administrador de condomínio, já deve estar cansado do trabalho e do gasto que é a manutenção de condomínios. Além desses problemas, ainda tem a reclamação constante dos condominos que ficam incomodados com os gastos e o imprevisto de não ter alguma área ou equipamento funcionando como deveria, certo? A boa notícia é que esse transtorno pode ser evitado com manutenção preventiva em condomínios. Ela sai por um valor mais barato do que a manutenção corretiva e ainda é programada, então ninguém é pego de surpresa. Quer entender mais sobre ela? Acompanhe este artigo até o fim.

 

 

Descubra a importância das manutenção de condomínios. | Foto: Freepik.

O que é manutenção de condomínios?

Manutenção de condomínios é o procedimento de realizar alguns reparos ou ações preventivas nos equipamentos e áreas comuns do condomínio. O objetivo é manter o bom funcionamento de equipamentos e espaços, além de garantir a segurança e bem-estar dos condominos e funcionários.

Os principais tipos de manutenção que existem são a corretiva e a preventiva. A primeira acontece quando um problema já atingiu seu ápice e está causando transtornos aos moradores e funcionários. Um exemplo disso é um cano estourado. Já a manutenção preventiva de condomínios é feita com antecedência, antes do problema acontecer. Basicamente, o síndico ou administrador contrata empresas de manutenção de condomínio que farão a análise e manutenção de cada equipamento e área do condomínio regularmente.

Benefícios da manutenção preventiva em condomínios

A manutenção de condomínios é um dever dos síndico ou do responsável legal por ele. Mas não é apenas pelo fato de ser uma obrigação que a manutenção preventiva deveria ser adotada no seu condomínio. Ela também gera vários benefícios quando implementada. Vamos conhecer alguns deles:

1. É mais seguro

Fazer a manutenção preventiva do condomínio se torna mais seguro do que fazer uma manutenção corretiva, já que no segundo caso, o problema pode atingir o ápice. Se um corrimão, por exemplo, não passar pela manutenção de condomínios pode acabar se soltando com o passar do tempo e, assim, algum funcionário ou morador pode se acidentar.

2. Economiza

O valor de uma manutenção preventiva em condomínio, em muitos casos, sai mais barato do que a preventiva. Fazendo um levantamento com empresas de manutenção de condomínio, você pode obter os valores de uma manutenção preventiva e de uma corretiva para o seu condomínio. Você vai perceber que economiza mais com uma manutenção de condomínios preventiva.

3. Aumenta a vida útil dos equipamentos

Quando a manutenção de condomínios está em dia, principalmente a manutenção elétrica em condomínios, as chances de um equipamento ser danificado são menores. Afinal, dificilmente alguma falha grave, que possa comprometer os equipamentos, acontecerá.

4. Diminui chance de imprevistos

Outra questão importante de benefício para cumprir a manutenção de condomínios é que as chances de imprevistos são reduzidas. Com isso, funcionários e moradores não precisam perder tempo com problemas que podem ser evitados e nem precisam se estressar.

5. Melhora a conservação do condomínio

A manutenção de condomínio é responsável por manter o condomínio em um bom estado de conservação. Além dessa questão de manter o bem-estar dos condominos e funcionários, ela ainda ajuda a valorizar o condomínio.

6. Diminui problemas técnicos

Problemas técnicos, como problemas com portão eletronico, interfone ou câmeras de segurança, por exemplo, podem ser evitados com manutenção agendada de condomínios. Isso porque certos problemas podem ser evitados.

7. Melhora a imagem do síndico

Se um condomínio está em um bom estado de conservação, os condominos ficam mais propensos a gostarem da gestão do síndico e quererem que ele continue no cargo. Se você quer ter o seu trabalho reconhecido e se manter na função, a manutenção de condomínios deve ser o primeiro passo.

Principais manutenções

Mas, afinal, quais são as principais áreas e equipamentos que devem fazer parte da manutenção? Se você está se perguntando isso, veja os principais pontos de atenção para incluir na manutenção de condomínios.

  1. Estrutura (telhado, pintura, saída de ar-condicionado, calha, fachada etc);
  2. Instalações elétricas;
  3. Elevadores;
  4. Sistema hidráulico;
  5. Sistema de gás;
  6. Sistema de combate a incêndio (mangueiras de combate a incêndio, extintores, sprinklers, alarmes, sinalização e saída de emergência etc.);
  7. Para-raios;
  8. Sistema de segurança (câmeras de segurança etc);
  9. íreas comuns (corredores, piscina, playground etc.).

Por que investir em gestão de manutenção?

Como você já notou, a prevenção de problemas no condomínio tem vários benefícios para os condominos e para as finanças. Com uma manutenção de condomínios realizada na data e do modo correto, o condomínio pode economizar até cinco vezes mais do que com a manutenção corretiva.

Outro importante fator para fazer a manutenção preventiva em condomínio é a necessidade de manter as características originais do condomínio, criar e dar prosseguimento a programas de manutenção e prevenir a degradação do condomínio. 

Além dos benefícios, no entanto, há questões legais que obrigam o síndico a manter o condomínio em boas condições. Se houver um incêndio em alguma parte do condomínio, por exemplo, e os extintores de incêndio não estiverem carregados, dentro da validade e em local acessível, o síndico poderá responder criminalmente pelo ocorrido.

Como fazer a manutenção do condomínio?

Para fazer a manutenção de condomínios, você precisa se atentar a alguns detalhes antes de procurar empresas de manutenção de condomínios. O primeiro passo é analisar o que vai passar pela manutenção preventiva de condomínios e o que mais precisa de atenção. Depois, você deve levar essas informações para a assembleia de moradores junto com as soluções necessárias.

Quando os moradores aprovarem a manutenção, você estará apto a dar o próximo passo que é procurar uma empresa de manutenção de condomínios. Se você ainda não sabe qual contratar, te damos uma sugestão: a Byte Motion.

Conheça o In Motion Condos

A manutenção de condomínios contratada por você pode ser ainda melhor do que aquela praticada em outros condomínios. Com a In Motion Condos, software de gestão de ocorrências e ordens de serviço, você pode programar a sua manutenção preventiva de condomínios de forma mais prática. O software In Motion Condos é uma tecnologia da Byte in Motion desenvolvido especialmente para manutenção de condomínios.

Além de ajudar na manutenção preventiva em condomínios, a tecnologia da Byte in Motion também permite gerir equipamentos, infraestrutura e pedir a presença de um técnico, que pode atender ao chamado imediatamente ou agendá-lo. Tudo o que você precisa é de um computador ou celular para fazer o pedido de manutenção de condomínios. Simples, não? Entre em contato com a Byte in Motion e descubra mais!ó

26 jan

Manutenção corretiva: saiba quando fazer e conheça alternativas

Manutenção corretiva: saiba quando fazer e conheça alternativas

A tecnologia nos proporciona equipamentos, softwares e maquinários cada vez mais efetivos em componentes, contudo, a manutenção deve ser periódica, a fim de preservar a funcionalidade operacional e mitigar possí­veis falhas que comprometem a execução de um determinado processo. Pensando nisso, a Byte In Motion elaborou um guia para te ajudar a entender o que é manutenção corretiva, além de compreender as diferenças nos tipos de manutenção. Confira!

A manutenção corretiva não é o correto tipo de manutenção, existem alternativas. | Foto: Freepik.

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é um procedimento que visa corrigir ou identificar falhas ou danos em equipamentos, e é exatamente isso que a torna essencial em grandes indústrias e em empresas de pequeno porte. Geralmente, esse serviço tem o propósito de manter os recursos e processos em seu perfeito estado de funcionamento. 

Entretanto, a manutenção corretiva não é a única opção de manutenção, nem a mais indicada. Além da manutenção corretiva, existem os seguintes tipos:

Preventiva: executada antes dos apontamentos de falha por parte das máquinas, cuja finalidade é evitar que os equipamentos fiquem parados ou tenham que efetuar o reparo completo e, assim, interromper a atividade. São levados em consideração o tempo e frequência de uso, para que seja necessária uma nova vistoria.

Preditiva: tem como objetivo identificar as necessidades de manutenção antes de ocorrer, prevendo o momento de falha no equipamento, assim, contribui para a produtividade da instituição.

Autônoma: consiste na capacitação da mão de obra dos próprios operadores, ou seja, eles serão os principais responsáveis pelos cuidados dos equipamentos. Entretanto, deverão receber treinamentos adequados para realizar os diversos procedimentos e suporte para possí­veis falhas.

Manutenção Produtiva Total: ferramenta eficiente que consiste em deixar a manutenção com visão estratégica, estabelecendo qualidade e produtividade. Corrigir, restaurar e recuperar a operação com base em análises periódicas, alinhando diferentes áreas. 

Exemplos de manutenção corretiva

Agora, para que você compreenda melhor o que é manutenção corretiva, confira alguns exemplos:

Reparo de emergência

Um exemplo de manutenção corretiva é o reparo de emergência que ocorre em situações de urgência, como o próprio nome já entrega. Um elevador quebrado com pessoas dentro é uma das situações. 

Atuação

Um reparo focado em atuação acontece quando o equipamento/ativo está funcionando, mas não está em sua melhor forma. Então, é feita a manutenção corretiva para que esse equipamento ou ativo volte a funcionar 100%. Uma situação que exemplifica isso é um ar condicionado que não está gelando corretamente que irrita o usuário. 

Qualidade

Outro exemplo de manutenção corretiva é por qualidade. E, assim como no caso do reparo por emergência, o nome já entrega de cara. O reparo nesse caso acontece quando algo está funcionando com má qualidade. Um ônibus que treme todo quando anda é um alvo em potencial da manutenção corretiva por qualidade. 

Reparar

Consertar algo substituindo um elemento que está quebrado também é um sistema de manutenção corretiva. Esse exemplo é muito parecido com o primeiro, mas eles se diferenciam principalmente pela urgência. 

Tipos de falhas

Cada empresa possui seu tipo de gestão e, a partir das funcionalidades operacionais, a instituição deve ter um plano, a fim de prever possí­veis falhas que podem afetar toda produtividade dos serviços. Acompanhe os tipos de falhas:

Falha potencial

Problema ou falha que se encontra em estágio inicial, entretanto, o equipamento ainda desempenha sua função, possibilitando possí­vel a continuidade das atividades, sem impactos. Porém, é indicada a avaliação periódica.

Falha funcional

Essa falha ocorre quando a máquina para de funcionar de forma inesperada, perdendo a função para a qual foi projetada.

Tipos de manutenção corretiva

Agora, conheça os tipos de manutenção corretiva: 

Não programada

Quando a máquina ou equipamento para sua operação de forma inesperada, logo necessitando de manutenção imediata, urgente e potencialmente custosa.

Geralmente, está atribuí­da a falta de acompanhamento da manutenção preventiva. Ainda que a manutenção corretiva seja fundamental, é imprescindí­vel fazer a preventiva e aderir à  checagem da performance da máquina, a fim de evitar prejuí­zos, perda da produção e queda da produtividade.

Programada

Manutenção corretiva planejada é quando o problema no equipamento é identificado de forma antecipada, logo, os responsáveis podem programar o reparo do equipamento em um momento oportuno. Nesse perí­odo, a máquina pode ser configurada para operar em capacidade baixa e impossibilitar a parada total da linha de produção para reparo.

Custo da manutenção corretiva

Assim como todas as ações da empresa, a manutenção também gera possíveis custos de reparo ou substituição. O ideal é que a manutenção correta seja aplicada com cautela, para que a operação não sofra impactos diretos de produção. Quando planejada, a manutenção corretiva poderá ter custos mais baixos.

Antes de começar, compreenda os pontos em que o equipamento necessita de uma nova checagem e delimite ordem de prioridade entre o que é urgente e o que não compromete os resultados produtivos e, assim, programe a manutenção no tempo ideal e em ordem. Logo, a performance do equipamento não será prejudicada por completo.

Alternativa: manutenção preventiva

A manutenção preventiva consiste em assumir o controle e monitoramento das peças e equipamentos, com o objetivo de reduzir falhas em sua performance de estrutura.

Como medida de reduzir custos, as empresas têm optado pela metodologia da manutenção preventiva, por ser uma opção mais barata, comparada à  manutenção corretiva, visto que consiste em prevenir antes que o pior aconteça. 

Ao programar uma manutenção preventiva, estabeleça uma média aproximada do custo e quais equipamentos passarão pelo processo de restauração, modificação ou substituição. 

Nesses casos, é fundamental otimizar o ROI (Retorno sobre o investimento) e organizar processos e serviços com antecedência, definir os executores da ação e cada vez mais investir na alternativa de recursos necessários para o trabalho, minimizando os custos corretivos e evitando uma possí­vel paralisação total da produção.

Gostou de aprender sobre manutenção corretiva? Então, acompanhe nossos canais para ver mais conteúdos como este e conhecer as soluções da Byte in Motion que melhor se adequam ao seu negócio. A Byte oferece soluções digitais inovadoras na gestão de manutenção. Fale conosco e aproveite!

20 jan

Software de manutenção: entenda os benefícios para a sua empresa

Software de manutenção: entenda os benefícios para a sua empresa

Ter um software de manutenção representa uma excelente vantagem competitiva. Por isso, neste artigo, explicaremos o que é um software de manutenção, o que é manutenção preventiva, além de suas funcionalidades e vantagens. Confira!

Software de manutenção. | Foto: Unsplash/Lagos Techie.

O que é© um software de manutenção?

Um software de manutenção é um software que torna mais simples e automatizadas as operações de manutenção. Isso é de suma importância para a sua empresa reduzir custos e atingir novos níveis de eficácia. 

O software para gestão de manutenção diminui o tempo de inatividade de equipamentos e ativos. Por meio dele, as empresas conseguem gerenciar com facilidade as tarefas de manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

O sistema é capaz de buscar o histórico e as tendências dos equipamentos por meio de recursos de prevenção e análise de falhas. Dessa forma, ele reduz o tempo despendido na realização de tarefas, administra a agenda de técnicos, ferramentas, peças, suprimentos e fornecedores, potencializando todos os programas de manutenção. 

A proposta dos softwares de manutenção amplia o í­ndice de maturidade na gestão de manutenção e, simultaneamente, cumpre as exigências determinadas pelas regulamentações e normas internacionais, como a ISO 9000, ISO 55000 e IATF 16949. 

A manutenção preventiva

Existe um ditado popular que sintetiza bem o conceito de manutenção preventiva que é: “prevenir é melhor que remediar”.

Nesse sentido, a manutenção preventiva é toda e qualquer ação de monitoramento e controle empregada para preservar determinado bem no melhor estado possí­vel. 

Software de manutenção preventiva

É possí­vel afirmar que um software de manutenção preventiva “junta o útil ao agradável”. Assim, um software de manutenção preventiva é criado para companhias que trabalham com maquinários, com o intuito de, por exemplo, otimizar esse tipo de manutenção. Desse modo, há um melhor gerenciamento e controle desses processos no sentido de conter a ocorrência de erros e falhas, obtendo melhores resultados e garantindo a produtividade habitual da empresa. 

Software de manutenção industrial

O software de manutenção industrial é um sistema de gerenciamento que auxilia a planejar, controlar e organizar as manutenções preventivas nos ativos e equipamentos de um empreendimento. Há um especial destaque para os equipamentos técnicos que exigem manutenção e cuidados contí­nuos, que além de ampliarem a vida útil, reduzem custos e também aprimoram a eficiência do equipamento. 

Funcionalidades do software de manutenção

Ter um software de manutenção significa muitos ganhos para a empresa. | Foto: Unsplas.

Agora que você já entende um pouco mais sobre software de manutenção, veja a seguir algumas funcionalidades:

  • Acompanhamento das atividades de manutenção a partir das condições estabelecidas pelos pontos de revisão de equipamentos;
  • Planejamento de um calendário das manutenções preventivas por escala de perí­odo e/ou análise de produção/utilização;
  • Agendamento das atividades de manutenção pautadas na disponibilidade de equipes, materiais e recursos financeiros;
  • Registro e acompanhamento da utilização de recursos materiais, humanos e de materiais, e ferramentas baseados em ordenamento de serviços;
  • União de documentações importantes como manuais, catálogos e procedimentos;
  • Gestão da execução de atividades por meio de Kanban;
  • Cálculo imediato de custos por técnico, equipamento, atividade, ordenamento de serviço, perí­odo e grupo de manutenção;
  • Diagnóstico detalhado de lapsos na forma hierarquizada, com apresentação das falhas, suas causas e as ações preventivas/corretivas;
  • Cálculo de reveladores informativos como Taxa de Falha e Disponibilidade do Equipamento;
  • Descrição detalhada das atividades a serem realizadas, bem como ações a serem realizadas;
  • Agendamento de atividades em planilhas e gráficos;
  • Realização de atividades de manutenção por meio de smartphones e dispositivos móveis.

Vantagens do software de manutenção

Instalar um software de manutenção preventiva traz uma série de vantagens para o seu empreendimento, como: 

1. Economia de dinheiro

O software de manutenção preventiva reduz os custos quando comparado ao momento no qual é imprescindí­vel reparar falhas que já tenham surgido. Isso porque é muito mais benéfico para a sua empresa lidar com alguns elementos que não estão 100% eficientes do que com panes totais no sistema. Ademais, aparelhos e maquinários que estão danificados acabam paralisando toda a linha de produção, podendo gerar grandes perdas dependendo do perí­odo de paralisação.

2. Otimização de materiais (H3)

A partir de um software de manutenção preventiva há uma maior noção dos materiais usados nas rotinas produtivas, possíveis desperdí­cios e fica mais simples buscar maneiras de aprimorar esses aspectos.

3. Controle de tempo

O software de manutenção preventiva ajuda a evitar perdas e danos, havendo uma diminuição das quebras ocasionais, ampliando a vida útil dos equipamentos. Além disso, o software trabalha para manter o fluxo de produção alto e estável, sem ter uma redução produtiva significativa. 

4. Informações centralizadas

Por meio de um software de manutenção preventiva, é possí­vel centralizar todas as informações relativas às manutenções: quando devem ser feitas, os materiais a serem empregados, o melhor horário para não trazer transtornos à  produção interna, os profissionais encarregados, se a manutenção foi executada ou não e se houver qualquer tipo de complicação no caminho. 

Dessa forma, caso surja a necessidade, você será capaz de consultar as informações em um único sistema, o que permite a rápida solução de problemas, assim como a confirmação e checagem de dados relevantes. 

Isso sem levar em consideração que a centralização torna mais fácil a comunicação entre os responsáveis. Não é necessário que um gestor informe a necessidade da manutenção em um dia e horário específicos: o funcionário receberá um aviso prévio pelo software e cumprirá suas funções, sem o risco de que uma falha na comunicação prejudique a realização do trabalho. 

5. Obtenção de relatórios

O relatório proporcionado pelos softwares de manutenção preventiva é essencial para um melhor agendamento e planejamento das atividades. Por meio de relatórios é mais fácil identificar as possí­veis falhas e otimizar o tempo produtivo da sua empresa. 

6. Maior produtividade

Com a geração automática de relatórios, é possível dedicar mais tempo para outros trabalhos relacionados ao controle e gestão da manutenção, assim como executar planejamentos mais específicos, detalhados e direcionados, que contribuem para a realização das atividades de cada setor. 

Byte In Motion: um dos melhores softwares de manutenção

A Byte in Motion é uma empresa que atua na área de gestão de sistemas para manutenção preventiva e é a melhor do ramo. A organização possui quatro serviços: In Motion Hospitality: para hotéis; In Motion Condos: para condomí­nios; In Motion Facilities: mais geral, abordando diversas áreas; e o In Motion City Hall: para cidades e serviços públicos. 

Hoje, iremos nos aprofundar no In Motion Facilities!

O Facilities é um software moderno que torna possível a resolução e gerenciamento de ocorrências em qualquer espécie, de infraestruturas, como aeroportos, campos de golfe, centros comerciais, Shoppings, lojas de varejo, etc.

As principais características deste software são: gerenciamento de eventos em tempo real; manutenção preventiva; controle e monitoramento dos equipamentos; planejamento de atividades; gestão de fornecedores, materiais e ferramentas; gestão de equipes técnicas; relatórios de reparações e manutenções; localização GPS dos técnicos e interação com os variados serviços técnicos de maneira rápida e eficaz. 

Além disso, a manutenção preventiva necessária pode ser facilmente planejada, ajudando a sua empresa a manter a organização, o que contribui para uma redução significativa do tempo gasto e dos custos de manutenção. 

Um bom software de manutenção pode levar sua empresa para outro patamar e a Byte In Motion trabalha exatamente para isso!

14 jan

Manutenção preventiva: uma forma de economizar dinheiro e tempo

Manutenção preventiva: uma forma de economizar dinheiro e tempo

É fundamental que toda empresa conte com um plano de manutenção preventiva. Afinal, somente a partir disso é possível definir técnicas que conseguem aprimorar a segurança das instalações da empresa.

Mas elaborar um plano de manutenção preventiva pode ser uma tarefa demorada e mais difí­cil do que parece. Esse é um processo que envolve muitas etapas como a paralisação na produção. Além disso, a manutenção preventiva é menos custosa do que outros tipos de manutenção, justamente porque evita problemas maiores.

Por isso, a manutenção preventiva é indispensável, estando prevista na norma NBR-5462.

Para entender melhor o que é a manutenção preventiva, qual a sua importância e quais são os seus benefí­cios, continue a leitura!

Manutenção preventiva é essencial para as empresas. | Foto: Freepik/pressfoto.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva está prevista na norma NBR-5462 e, segundo a norma, a manutenção deve ser realizada em intervalos predeterminados, afinal o objetivo é reduzir riscos de falhas ou possí­vel degradação de qualquer equipamento.

A manutenção preventiva costuma ser mais cara do que outros tipos de manutenção porque é voltada apenas para os equipamentos nos quais as falhas têm relação direta com o tempo de existência.

O plano de manutenção preventiva é basicamente um conjunto de registros que possuem todos os detalhes acerca das atividades que deverão ser realizadas durante a operação.

Os detalhes do plano de manutenção preventiva incluem informações como: localização e identificação do equipamento, frequência da manutenção e materiais e peças necessários.

Os documentos são montados em formato de roteiro para padronizar o trabalho dos profissionais.

Então, a manutenção preventiva avalia a condição de equipamentos que ainda funcionam bem, procurando por sinais que indiquem desgaste, para que possa ser feita uma interferência antes de ocorrer qualquer falha.

Gatilhos da manutenção preventiva

Os gatilhos são critérios que definem quando uma manutenção deve ser realizada. A cada ocorrência de um gatilho uma nova ação de manutenção deve ser feita.

No caso da manutenção preventiva, existem 3 gatilhos:

  • Critérios específicos (a depender de cada tipo de equipamento);
  • Diminuição da possibilidade de falhas;
  • Intervalos predeterminados.

Em geral, existem quatro tipos de gatilhos e eles estão relacionados a: tempo, horas de funcionamento, produtividade e gatilho misto.

No caso do gatilho misto, ele é determinado pelos trás primeiros tipos de gatilho. Então, a manutenção preventiva deve ser realizada conforme o gatilho que ocorrer primeiro.

Importância da manutenção preventiva

O maior objetivo de um plano de manutenção preventiva é conseguir programar de maneira prévia todas as ações de manutenção.

Dessa forma, é possível reduzir custos, aumentar a segurança, disponibilidade e confiabilidade nos equipamentos.

Se você não acredita nisso, basta pensar em um parque de diversões. Teria coragem de andar em qualquer brinquedo se soubesse que os gestores do parque nunca fazem uma manutenção preventiva?

Além disso, quando a manutenção é feita adequadamente, o gestor transforma esse controle em uma ferramenta de avaliação e consegue alavancar os í­ndices da empresa.

Quer ficar ainda mais convencido de que a manutenção preventiva é imprescindí­vel para qualquer empresa? Confira o item abaixo!

Benefí­cios da manutenção preventiva

O plano de manutenção preventiva, se usado de forma estratégica, pode ser muito vantajoso para qualquer negócio. Veja alguns benefícios:

1. Economia de tempo

Se a empresa já possui um plano de manutenção preventiva todo pronto, fica mais fácil para os profissionais entenderem o que devem fazer. Assim, é claro que o tempo de trabalho é otimizado.

Outro ponto: dessa forma, é possí­vel diminuir as horas extras que são gastas com a manutenção de falhas.

O gestor consegue até mesmo acompanhar todo o processo, podendo avaliar de que forma as próximas manutenções podem ser aprimoradas.

A economia de tempo também está diretamente relacionada com a economia de dinheiro. Isso porque quanto mais tempo um equipamento fica parado para manutenção, mais ele gera prejuí­zos para a empresa.

2. Reduz desperdí­cios

Sem um bom planejamento de manutenção preventiva, a empresa provavelmente gastará muito dinheiro com recursos desnecessários. Isso aumenta o custo sem aumentar igualmente a qualidade do serviço.

O desperdí­cio ocorre, principalmente, quando não há um fluxo de atividades predefinido ou quando as peças para a manutenção não são suficientes.

Mas isso acontece com empresas que não têm um plano de manutenção preventiva. Já nas empresas que possuem, é possí­vel reduzir bastante o dinheiro gasto com materiais, mão de obra e tempo.

3. Reduz falhas

Por meio de um plano de manutenção preventiva é possí­vel identificar falhas nos equipamentos. Ou seja, essas falhas terão bem menos impacto nas operações porque foram detectadas antes de causarem qualquer dano maior.

Quando o defeito é descoberto com antecedência, a empresa consegue paralisar a produção para a correção do equipamento sem que haja qualquer prejuí­zo.

4. Economia de dinheiro

Se você juntar todas as vantagens anteriores, chegará à economia de dinheiro. E isso acontece porque um plano de manutenção preventiva reduz os custos de operação.

É possí­vel economizar dinheiro simplesmente pelo fato de o tempo ser sempre melhor utilizado, os recursos aproveitados e as falhas reduzidas.

5. Mais segurança

Qualquer equipamento que estiver com falhas pode apresentar um grande perigo para os trabalhadores. A maior causa de acidentes no ambiente de trabalho é a falta de manutenção preventiva.

Por isso, quando a empresa possui um plano de manutenção preventiva, ela consegue interferir antes que algo aconteça, mantendo os funcionários em segurança.

6. Aumento da vida útil

Cada equipamento tem um tempo de vida diferente, isso costuma variar bastante. Porém, quanto mais conservado, maior a durabilidade.

E, quando um equipamento tem uma vida útil maior, demora mais para que a empresa precise substituí-lo. Com a manutenção preventiva, os equipamentos são conservados, aumentando sua vida útil.

Fazer um plano de manutenção preventiva tem muitas vantagens para a sua empresa. E não é algo difí­cil: uma planilha de manutenção preventiva pode ser feita rapidamente.

Quer começar a investir em seus equipamentos? Conte com a plataforma In Motion da Byte in Motion.

A plataforma In Motion oferece a melhor solução para os gestores que querem fazer mais sem precisar gastar muito.

Temos soluções In Motion Condos, In Motion Facilities, In Motion Hospitality e In Motion City Hall. Venha conferir nosso software de manutenção preventiva!

26 jul

Implementação Hospital Ilumina

O Hospital Ilumina usa a Plataforma InMotion

A Byte In Motion iniciou a implantação da Plataforma InMotion para a gestão de ativos e manutenção no recém-inaugurado Hospital Ilumina, em Piracicaba. Todos os processos de gerenciamento das manutenções corretivas e preventivas das áreas da Engenharia Clínica, Predial, Elétrica e TI serão realizados usando a plataforma digital desenvolvida pela Byte In Motion.

Damos um passo firme na área hospitalar e clí­nica, apresentando-nos como uma ferramenta completa e que vai ao encontro das necessidades especí­ficas desta área. Agradecemos à  Dra. Adriana Brasil, fundadora e presidente da Fundação Ilumina, a confiança demonstrada na Byte In Motion.

O Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer tem capacidade para realizar anualmente 20 mil mamografias, 16.3 mil exames de Papanicolau, 10.370 consultas especializadas, 75 mil atendimentos, trás mil cirurgias ambulatoriais e 61.2 mil procedimentos especializados. Todos estes serviços e de Assistência Oncológica serão oferecidos gratuitamente aos pacientes da Saúde Pública e à  população atendida pela carreta que realiza o serviço de rastreamento do câncer nos bairros da cidade.

A equipe do Hospital Ilumina participará no Corujão da Saúde, projeto do Governo do Estado, para atendimento a pacientes da região, ainda em agosto. Como é sabido, o objetivo do projeto do Estado é muito semelhante ao da Fundação Ilumina: reduzir fila de pacientes à  espera de exames. A atuação da Fundação Ilumina realizará, de agosto a novembro, 700 mamografias/mas, 120 ultrassons de mama, 300 endoscopias. Acontece no período de trás meses.

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A Turilima, proprietária da rede de hotéis com a marca AXIS, com unidades em Viana do Castelo, Ofir, Pôvoa de Varzim, Ponte de Lima, Braga e Porto, num total de 820 quartos, identificou a necessidade de re-organizar a gestão da Manutenção nas suas unidades usando uma ferramenta digital.

A Byte In Motion foi escolhida para o desenvolvimento do projecto que para além da implementação da plataforma InMotion Hospitality Axis para gestão da manutenção de todos os activos na área hoteleira inclui a (re)organização do sector.

O âmbito do projecto cobre assim o levantamento, documentação e cadastramento dos activos (sistemas, equipamentos, peças, intervenientes); a definição e implementação dos Planos de Manutenção Preventiva; a implementação e definição do modelo de reporting para a Gestão.

O prazo para desenvolvimento e implementação é de 6 meses, com o envolvimento de toda a estrutura de gestão e operacional dos hotéis: directores, house keeping, recepção, técnicos de manutenção e prestadores de serviços.

Este contrato simboliza a estratégia da ByteInMotion em afirmar-se não só como parceiro para plataforma digital de gestão mas também como suporte e fornecedor de valor acrescentado para a organização e gestão dos sistemas de Manutenção.

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No passado dia 22 de setembro atualizamos a aplicação Hospitality para incluir várias sugestões e melhorias sugeridas pelos clientes.

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11 dez

CIMAI FACILITY MANAGEMENT

 

Cimai A CIMAI Engenharia e Qímica Avançada apresentou a plataforma digital de Gestão CIMAI FACILITY MANAGEMENT usando o In Motion FACILITIES da Byte In Motion

Em encontro realizado no passado dia 28 de Novembro, em Belas, Sintra, a CIMAI apresentou aos seus Clientes e convidados a Plataforma Digital para Gestão de Ativos e Manutenção que servirço de suporte a toda a Operação de Exploração e Manutenção Técnica de Piscinas. A CIMAI escolheu a Byte In Motion para ser o seu parceiro na implementação de uma ferramenta digital de suporte a atividade de Manutenção das piscinas em que actua, dispersas por todo o território nacional e com uma equipa numerosa de técnicos residentes e volantes.
Para além de gerir a agenda dos técnicos, o plano de manutenção preventiva, as intervenções do tipo correctivo e constituir uma fonte de registo e controlo de informação para apoio í  gestão, os Clientes passam a interagir directamente com a CIMAI, acessando a informação disponível e gerindo os seus pedidos de intervenção (abertura, acompanhamento, supervisão e validação) através da aplicação para mobile ou browser no desktop.
A parceria cria a expectativa de evoluir a curto/ médio prazo para monitorização online dos parquímetros de controlo de qualidade das piscinas e a utilização de NFC para reconhecimento de todos os equipamentos e sistemas instalados.

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12.º Congresso da ABRAFAC

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4 e 5 de Outubro A Byte In Motion esteve presente no 12º Congresso da ABRAFAC é Associação Brasileira de Facilities, que teve lugar em São Paulo. Saiba Mais
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23 out

12º Congresso da ABRAFAC Associação Brasileira de Facilities

Byte In Motion presente 12.º Congresso da ABRAFAC, São Paulo, Brasil

A Byte In Motion, representada por Sérgio Rocha, nosso Country Manager no Brasil, esteve presente no 12.º Congresso da ABRAFAC ® Associação Brasileira de Facilities, que teve lugar em São Paulo, nos passados dias 4 e 5 de Outubro. Foi uma inspiradora participação da nossa empresa neste evento, num momento em que damos os primeiros passos no enorme mercado brasileiro.

O evento contou com cerca de 600 congressistas e teve palestrantes internacionais que, com temas atuais e orientadores na área de Facilities, colocaram o Congresso a um nivel reconhecimente alto.
Deles, destacamos alguns cujos temas consideramos mais interessantes.

Alessandro Marchetti (Itália) Gerente da e-FM para América Latina, discursou sobre os benefí­cios da automação em BIM como ferramenta de antecipação de problemas e gestão de serviços, e a sua adaptabilidade ao restante Ciclo de Vida dos Edifí­cios e Stan Mitchel (Reino Unido), CEO da Key Facilities Management, abordou as novas resoluções ISO
Inseridos num Painel que abordava as Mega Tendências na área de Facilities, o destque para duas interevenções: Goran Milanov (Bulgária), Vice-presidente do Conselho da EuroFM, que falou sobre a EuroFM e sobre o foco que o FM deve dar no bem estar das pessoas que ocupam as instalações, com várias tendências, entre elas a Internet das Coisas, Big Data e a Eficiência energética e Ron van der Weerd (Holanda) Gerente de FM da Universidade de Hanze que abordou a questão dos programas académicos e profissionalizantes em Gestão de Facilities, dando exemplos do que se pratica na Holanda, paí­s com o maior número de programas na Europa.


Outros palestrantes:

Ligia Costa (Brasil), Fundadora e CEO da Thank God It’s Today ® Empoderamento e a Função do Indiví­duo como Motor Transformador do Mundo
Ermí­nio Alves de Lima Neto (Brasil), Presidente do Grupo Newtime ® A nova Lei da Terceirização e o impacto na gestão de serviços terceirizados
Guilherme Procópio (Brasil), Executivo Watson na IBM ® A transformação digital através da Inteligência Cognitiva
Alexandre Borin (Brasil), CEO da Prestus ® Casa Ecológica e Inteligente – Realidade, hoje e de baixo custo
Michael Reins (França),CEO da OBRAMAX ® O Atacarejo de Materiais como solução na gestão de estoque de materiais de Facilities nas Empresas
Gabriel Vibert (França), Diretor de Operações da GreenYellow do Brasil e Mauricio Sartori (Brasil), Diretor da unidade de Eficiência Energética, Automação, Segurança e Detecção de Incêndio da Honeywell ® Caso de sucesso do GPA: Eficiência Energética em Supermercado
Lenaldo Ribeiro (Brasil), Supervisor de Manutenção na Monsanto ® Inclusão em Facilities
Ricardo Hingst (Brasil), Palestrante e Coach ® Por que as empresas perdem seus talentos para o mercado?
Leonilton Tomaz Cleto (Brasil),ASHRAE Chapter Brasil e Jorge Gennari (Brasil), BCA Chapter Brasil (Building Commissioning Association) ® Os impactos da operação de sistemas prediais sobre o desempenho das edificações
Bill O’Neill (EUA) – Chairman do IFMA e Diretor Associado de Gerenciamento de Facilities da Universidade de Minnesota ® PAINEL FM of The World
Ayuthaporn (Ek) Buranakul (Tailâvndia) – Presidente da Thailand Facility Management Association (TFMA) ® PAINEL FM of The World
Svend Bie (Dinamarca) – Diretor da Dansk Facilities Management ® PAINEL FM of The World
Juan David Angel B. (Colômbia) – LATAM Global Strategic Accounts Director ® Sodexo S.A ® PAINEL Megatendências FM 2025

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25 set

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In Motion Hospitality – Versão 3.4.0.38

22 de setembro de 2017
Informamos que a aplicação In Motion Hospitality foi atualizada para a versão 3.4.0.38 As últimas versões apresentam um conjunto de novas funcionalidades e correções. Menu de Relatórios Introdução de um novo relatório, Mapa de Horas, para consultar o número de horas de trabalho do técnico dia a dia. Novo ecrã de Registo de Ocorrências Foi introduzido um novo para a criação de pedidos em que substitui a caixas de combinação por uma listagem de dados. Se desejar utilizar este este ecrã active o mesmo nas configurações gerais da aplicação. Consulta de pedidos anulados Nos pedidos e instalações foi introduzido um botão para consultar os pedidos anulados Ver Anulados. Novas configurações de envio de e-mails e notificações (Push Notifications) O envio de e-mails e notificações são separados e configurados utilizador a utilizador. Esta nova configuração está disponí­vel na ficha de técnico e utilizador. Poderá escolher várias combinações de quais as notificações/e-mails pretende receber consoante a prioridade, tipo de pedido ou estado. Restruturação dos acesso de aplicação por menu Foram adicionadas novas permissões ao ní­vel dos equipamentos e da manutenção preventiva para permitir um maior controlo e flexibilidade de configuração dos utilizadores. Opção disponí­vel na gestão de utilizadores. Imprimir Pedidos Adicionadas novas funções de impressão da grelha de pedidos (Pendentes, Concluí­dos, Todos os Utilizadores) Manutenção Preventiva Adicionadas novas funções de impressão da grelha de pedidos (Pendentes, Concluí­dos, Todos os Utilizadores) Eliminação de Múltiplos Planeamentos Apresenta a listagem de planeamentos consoante os filtros aplicados permitindo a eliminação de várias datas em simultâneo. Transmissão de Múltiplos Planeamentos Apresenta a listagem de planeamentos consoante os filtros aplicados permitindo a transmissão de vários planeamentos em simultâneo. Legenda dos estados dos pedidos Manutenção Preventiva Os pedidos anulados na manutenção preventiva agora apresentam um preenchimento de acordo com estado Anulado o que até aqui não vinha a acontecer. O preenchimento dos pedidos concluí­dos foi alterado para um padrão axadrezado. Gestão de equipamentos Foram removidas os controlos de preenchimento obrigatório para o campo código e número de serie. Sugestão de Tempos Automáticos As aplicações desktop e móveis passam a sugerir a indicação de tempo automático baseado no histórico do pedido. Esta alteração só surge efeito se colocar a configuração geral “Utilizar horas previstas da avaria na conclusão” a Não. Implementação de Fusos Horários Nas fichas de unidades passa a ser permitido alterar o fuso horário da unidade. Esta alteração terá influência nos dias e horas dos pedidos dessa mesma unidade. Deste modo é possí­vel trabalhar em diferentes unidades com a hora local da mesma. Configurações Gerais
  • Interrupção do pedido no mobile com registo de dia: Inclusão de uma nova configuração geral que permitirá definir se nas aplicações móveis o técnico introduz materiais, tempos de mão-de-obra e fotos na interrupção do pedido.
  • “Utilizar horas previstas da avaria na conclusão”: quando activa apresenta no “Tempo Execução” o número de horas previstas indicadas para a avaria/pedido de intervenção caso contrário o numero de horas serão sugeridas de forma automática baseadas no histórico do pedido.
  • Criação de pedidos em modo simplificado: quando activo altera o ecrã de criação de pedidos para apresentar os dados em lista em vez de caixas de combinação para locais e equipamentos;
  • Possí­vel alterar avaria na conclusão do pedido.
  • Obrigatório inserir preço dos materiais não tabelados na conclusão do pedido: quando activa obriga o técnico a inserir preço do material não tabelado;
Correção de bugs melhorias e optimizações mais relevantes
  • Correcção do bug que impedia o correcto funcionamento dos filtros nos relatórios quando se aplicava o filtro a uma unidade após a seleção de todas;
  • Correcção de pequenos bugs detectados nos KPI’s e erros ortográficos;
  • Na área do técnico foi colocado um indicador de operação em curso quando se aplicam filtros entre pendentes e concluí­dos.
  • Possí­vel alterar avaria na conclusão do pedido.
  • Gestão de utilizadores e técnicos foi colocada a tecla Enter para validar a pesquisa a funcionar.
  • Revisão dos vários ecrãs de conclusão e supervisão para correcção de pequenos bugs (custos, preços, permissões).
  • Ordenação alfabética de vários campos nas caixas de combinação (criação de manutenções e filtros de dados nos pedidos e instalações)

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